Carregando…
Calorias

Calorias

Caloria é uma medida de energia, que equivale a quantidade de calor necessária para se elevar de um grau centígrado um grama de água (no passado costumava-se definir caloria como a quantidade de calor necessária para se elevar de 14,5*C para 15,5*C um grama de água, mas medidas recentes mostraram que de 8*C a 80*C este calor é constante com uma precisão de 0,2*C. Como esta unidade de energia é muito pequena utiliza-se na prática, uma unidade mil vezes maior, ou seja, a QUILOCALORIA, abreviada pelas letras Kcal. É comum utilizar-se a palavra Caloria, com letra maiúscula, para se designar a quilocaloria, o que leva a uma certa confusão de unidades, pois a pronúncia desta palavra não se altera pela presença, ou não, da letra maiúscula.

Se algum alimento é digerido pelo corpo humano, energia é gerada na forma de calor, que é o combustível do corpo. Se o processo de transformar alimento em energia cessa (a pessoa morre) o corpo humano esfria para a temperatura ambiente. Esta energia calorífica fornecida pelos alimentos vem da decomposição de compostos complexos de carbono e hidrogênio sendo transformados pelo corpo (metabolizado) em compostos simples de carbono e água.

As calorias podem ser obtidas dos carboidratos (açúcares), das proteínas, das gorduras e do álcool. O teor calórico dos alimentos não tem nada a ver com seu teor de vitaminas e sais minerais. Uma dieta bem balanceada deve então, considerar a necessidade calórica de cada indivíduo, bem como sua necessidade de vitaminas e sais minerais.

Este conjunto de calorias, vitaminas, sais minerais é o que se chama aqui de nutrientes dos alimentos.

A maneira prática de se observar se você está ingerindo mais calorias do que necessita está na observação da quantidade de gorduras localizada no seu corpo. A gordura é uma espécie de reserva que o organismo humano aprendeu a fazer, quando tem alimentação de sobra, para as horas de necessidade. Lembre-se de que na época das cavernas a alimentação era muito irregular.A necessidade de calorias de cada pessoa depende muito do nível de atividade física de cada pessoa.

Com atividade física continuada as calorias armazenadas nos tecidos gordurosos são gradualmente mobilizadas para fornecer energia para o corpo. Além disso a massa muscular irá também aumentar gradualmente consumindo mais energia e assim por diante. Uma pessoa de 80Kg de peso corpóreo necessita, em repouso, de cerca de 77Kcal de energia por hora, o que corresponde a 1848Kcal/dia. Se esta pessoa andasse uma hora por dia e repousasse o resto do tempo seu consumo calórico seria (276×1)+(77×23)=2047Kcal. Repousando uma média de 8 horas por dia e em atividade moderada durante o restante do dia esta pessoa teria um consumo calórico de (77×8)+(143×16)=2904Kcal.

Controle o seu peso corporal, controlando o número de calorias ingeridas e o consumo calórico diário, juntamente com a sua atividade física regular.

Um grande abraço e muita saúde para todos.

Profª Simone Herdina.